terça-feira, 9 de dezembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Conselho Municipal de Educação é criado em Apucarana

O prefeito Beto Preto sancionou na manhã desta terça-feira (09/12), em seu gabinete, dois importantes projetos para a educação apucaranense: a lei nº 148/2014, que delibera sobre os conselhos escolares das unidades de ensino da rede municipal, e a lei nº 149/2014, que institui o Conselho Municipal de Educação (CME). Ambos os textos já haviam passado pela apreciação da Câmara de Vereadores.

Os conselhos escolares, segundo explica a diretora-presidente da Autarquia de Educação (AME), professora Marli Regina Fernandes da Silva, são órgãos constituídos por representantes de pais, professores, funcionários e da sociedade, cuja competência é atuar articuladamente com a direção escolar e com as APMFs no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira das instituições.

“Esses conselhos já existiam na rede municipal de educação, mas não eram regulamentados por estatuto próprio. Com a nova lei, entretanto, eles passarão a ser mais democráticos e atuantes a partir de 2015”, explicou Marli.

Enquanto os conselhos escolares devem se dedicar à discussão dos problemas e prioridades e à fiscalização da aplicação dos recursos recebidos por cada uma das 36 escolas e 21 centros de educação infantil (CMEIs) da AME, o Conselho Municipal de Educação, por sua vez, terá como meta definir os objetivos e acompanhar a construção e execução do Plano Municipal de Educação, para a melhoria do ensino ofertado na cidade. Membros de toda a sociedade civil organizada poderão integrar o CME.

De acordo com o prefeito Beto Preto, tanto a estruturação dos conselhos escolares como a criação do Conselho Municipal de Educação são medidas que garantem grande avanço para a área educacional. “Pois eles são espaços para se partilhar ideias e defender opiniões, além de constituírem-se nos principais canais de participação do cidadão nos assuntos da cidade”, afirmou.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário