terça-feira, 9 de dezembro de 2014

APUCARANA - Encontro Temático encerra os "16 dias de ativismo"

Nesta quarta (10/12) é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em menção à data, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família realiza o encerramento da Campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres”, a partir das 15h30, na Subseção da OAB de Apucarana (Rua Renê  Camargo de Azambuja, 440, Centro), o encontro temático “Direitos Humanos da Mulher”. O momento será ministrado pela colaboradora Dr. Tânia Tait. Professora e escritora, é Doutora aposentada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Coordenadora da Ong Maria do Ingá - Direitos da Mulher e do Fórum Maringaense de Mulheres. O momento é uma parceria com a Subseção da OAB de Apucarana.

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL vai até sexta-feira
A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana comunica que a campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo segue até sexta-feira (12/12). Apucarana já ultrapassou 70% da meta de imunizar cerca de 17 mil crianças. As doses estão disponíveis em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina. O atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os pais ou outros responsáveis devem levar junto a carteira de vacinação. A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público alvo crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos. Já a de sarampo atende na faixa etária a partir de um ano até cinco anos incompletos. A dose da vacina contra pólio é oral (gotinhas) e a contra o sarampo (tríplice viral) é injetável. Um balanço divulgado nesta terça-feira (09/12) pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica revela que ainda restam muitas crianças a serem imunizadas em Apucarana. Tendo como referência mínima 95% de imunização, até o momento foram vacinadas 80% das 10.123 crianças estabelecidas como meta contra a paralisia infantil, e cerca de 75% do total de 7.310 crianças contra o sarampo.

COMÉRCIO DE APUCARANA terá funcionamento especial neste mês
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) anuncia a abertura do comércio à noite a partir de hoje (quarta-feira - 10/12), quando também começa a circular o trenzinho natalino proporcionando passeios diários para as crianças com passeios entre 19 horas e 22 horas, com exceção de sábados e domingos. Com relação às feiras, uma reunião intermediada pela Prefeitura de Apucarana, na semana passada, definiu que tanto a Feira do Entardecer, quanto a Feira do Artesanato, irão funcionar das 10 às 22 horas em datas específicas neste mês de dezembro. Tradicionais pontos do comércio da gastronomia e de produtos do artesanato local na Praça Rui Barbosa, a primeira vai atender aos consumidores de hoje a sábado (10 ao dia 13) e do dia 17 ao dia 21. Já os artesãos vão comercializar seus produtos, ininterruptamente, de hoje (10) ao dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal.A Casinha do Papai Noel já está aberta permanentemente desde o último domingo, entre 18h30 horas e 22 horas, durante a semana, e de 17 horas às 22 horas nos sábados e domingos.

CULTURA PREPAROU programação especial para o Natal
A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística desenvolve neste mês de dezembro a atividade “Palco de Natal 2014”. No período em que o comércio ficará aberto à noite, haverá uma série de eventos para entreter a população. De acordo com a professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da pasta, as apresentações serão itinerantes e vão acontecer diariamente em vários locais. A programação pode ser conferida no sitewww.apucarana.pr.gov.br. Ou pelo telefone 3423-2944.

FINAL DO CIRCUITO DE CORRIDAS será disputada neste domingo
Após a realização de quatro etapas classificatórias, o 1º Circuito de Corrida de Rua das Escolas Municipais chega à grande final neste domingo (14/12). A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa que a disputa acontece no entorno do Lago Jaboti, a partir das 8h30. Ao todo, participarão da prova final 217 alunos (122 no masculino e 95 no feminino). O circuito é promovido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Centro da Juventude e Autarquia Municipal de Educação. Foram disputadas as etapas do Jardim Ponta Grossa, Distrito de Vila Reis, Distrito de Pirapó e Jaboti. Ao todo, na etapa classificatória, a competição envolveu cerca de 3.500 alunos de 34 escolas da rede municipal de ensino. A última etapa classificatória foi disputada no final de semana, no entorno do Jaboti, reunindo mais de 466 alunos de 13 escolas municipais. Cada uma das etapas classificou dez alunos em cada uma das três categorias (nascidos em 2004, em 2005 e em 2006). Além da premiação de troféus e medalhas, os cinco primeiros colocados na grande final em cada categoria integrarão a equipe de atletismo do Município, que participará de treinamentos e competições. Na oportunidade também vai acontecer a final – 4ª etapa – do Circuito de Corrida de Rua Santo Trevisan. Mais informações 3422-5184 ou pelo celular 9914-3501 (Grilo).

POLO DA UAB INSCREVE PARA NOVA especialização na área educacional
A coordenação do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Apucarana, comunica que estão abertas, até o dia 15 de janeiro, exclusivamente pela internet, as inscrições para o curso de especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A oportunidade é destinada aos profissionais graduados em licenciatura plena, em qualquer área do conhecimento, que integrem a equipe de coordenação das escolas, pedagogos ou profissionais que exercem função equivalente, em exercício, na rede estadual ou nas redes municipais de ensino do Paraná. Os interessados devem acessar o blog http://poloapucarana.blogspot.com.br, onde há encaminhamento para o link de inscrição e edital completo do processo seletivo. A formação é gratuita e objetiva formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos, pedagogos ou profissionais que exercem função equivalente e atuam em escolas públicas de educação básica. O início do curso está previsto para fevereiro e terá duração de 12 meses mais seis meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade à distância, envolvendo sete encontros presenciais nos respectivos polos, mais um encontro inicial e um final na UFPR em Curitiba.

APUCARANA MANTÉM UNIDADE de plantão do Prefis 2014
Com o mote “Fique em dia e ajude a construir a cidade que você quer” funciona, na antiga loja de vendas da Paranatex localizada na Avenida Curitiba, Barra Funda, a unidade especial de plantão do REFIS (Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Apucarana). Uma iniciativa da Secretaria da Fazenda para melhor atender aos contribuintes que desejam renegociar débitos relativos a tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviço (ISS), alvarás e asfalto (contribuição de melhoria), funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, até o dia 31 de dezembro. A meta da prefeitura é recuperar cerca de R$ 5 milhões de tributos em atraso. Podem ser renegociados débitos inscritos ou não em dívida ativa. Os descontos com juros e multas de mora podem chegar a até 100%. Os descontos dos juros e das multas dependem da forma de pagamento que o contribuinte optar no momento da negociação. Ao pagar à vista, o desconto será de 100%. Já para o parcelamento em até 12 vezes, o desconto será de 80%. De 13 a 24 parcelas, o desconto cai para 60% e de 25 a 36 parcelas, para 40% tanto para os juros quanto para as multas. Mais detalhes pelo 3422-4000.

ASERFA RECADASTRA túmulos do Cemitério Cristo Rei
Até o dia 31 de dezembro, titulares com aforamento perpétuo de terreno não edificado, edificado vazio ou edificado abandonado no recinto do Cemitério Municipal Cristo Rei, devem comparecer à Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) para recadastramento e comprovação da propriedade. A medida, que visa regularizar as áreas e otimizar o ambiente do local, foi autorizada via decreto municipal pelo prefeito Beto Preto (PT). O título de aforamento perpétuo foi concedido até 1.989, ano em que foi criada a Aserfa, e estabelecido o monopólio dos serviços póstumos ao poder público municipal. Os terrenos cujas propriedades não forem comprovadas no tempo hábil, sendo detectados abandono de sepultura ou o não recadastramento, serão revertidos ao patrimônio público. O atendimento para o recadastramento, que vai até o dia 31 de dezembro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da autarquia – Rua Gastão Vidigal, 777, próximo ao terminal urbano de passageiros. O telefone para contato com a Aserfa é o (43) 3422-1053.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário