quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

APUCARANA - Reunião técnica no 10º BPM define esquema de segurança para as festividades de dezembro

Nesta sexta-feira (05/12), a partir das 13h30, no 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), em Apucarana, acontece reunião técnica para definição do esquema de segurança pública para o período de Natal e Ano Novo, época em que tradicionalmente há grande movimento no comércio local. O momento vai contar com a presença de representantes das forças de segurança da cidade e do prefeito Beto Preto (PT). As estratégias definidas na reunião vão compor a “Operação de Segurança Natal/Ano Novo”, que será lançada oficialmente na segunda-feira (08/12), às 9 horas, na Praça Rui Barbosa. O ato deverá contar com a presença do prefeito Beto Preto, do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Aimoré Moreira, e do comandante da Guarda Municipal de Apucarana (GMA), Ataíde Pantaleão.

“ESPAÇO DA MULHER” será inaugurado nesta segunda-feira
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, e a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, vão inaugurar nesta segunda-feira (08/12) o Espaço da Mulher. O evento acontecerá às 18h30, na Rua Dr. Oswaldo Cruz, n° 432, no centro de Apucarana. O Espaço da Mulher vai acolher os empreendimentos econômicos solidários, constituídos a partir do Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana. “Os principais objetivos do projeto são a geração de renda, autonomia financeira e o empoderamento da Mulher”, frisa Denise Canesin Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família.

ESCOLA MUNICIPAL DE TEATRO APRESENTA “O mistério do boi Surubim”
A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana realiza hoje (sexta-feira - 05/12), às 20 horas, no Cine Teatro Fênix, o espetáculo teatral "O mistério do boi Surubim". A peça é uma montagem da companhia de atores da Escola Municipal de Teatro e terá entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados no local do evento, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, limitado ao número de 480 convites. “Este espetáculo está dentro da proposta de formação teatral da escola municipal de teatro que possui hoje 28 atores com faixas etárias entre 8 e 51 anos”, informa a secretária professora Maria Agar Borba Ferreira. De acordo com ela, na montagem da peça os alunos desenvolvem técnicas de expressão corporal, vocal, leituras dramáticas e interpretação cênica, além da criação coletiva do texto da montagem. O mistério do boi Surubim é um auto de Natal escrito em 1981 por Jônio Carvalho, onde o nascimento do Menino Jesus é transportado para o nordeste brasileiro e apresentado em meio à cultura local, com a festa do boi bumbá e músicas típicas. Outras informações pelo telefone 3423-2944.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DISCUTE políticas públicas para o idoso
A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa promovem hoje e amanhã (sexta-feira e sábado - 05 e 06/12), no Polo da UAB de Apucarana, a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Com o lema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa- Por um Brasil de Todas as Idades”, a programação de hoje tem início às 19 horas com coffee-break. Em seguida acontece a abertura oficial com autoridades, apresentação artística e, às 20h30, palestra magna. A programação de sábado será durante toda a parte da manhã. O credenciamento dos participantes acontece a partir das 8 horas. Na sequência, leitura do Regimento para, às 9 horas, acontecer a divisão dos grupos de debate. Os presentes serão distribuídos em seis grupos temáticos: Grupo 01 - Convivência familiar e acolhimento institucional; Grupo 02 - Acessibilidade e mobilidade urbana; Grupo 03 - Saúde Pública e envelhecimento ativo; Grupo 04 - Sistema de proteção e violência; Grupo 05 - Participação social protagonismo e empoderamento; Grupo 06 - Políticas setoriais. Por volta das 10h30 será dado andamento à votação das propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual. Após leitura, às 11h30, eleição da nova composição do Conselho. O encerramento das atividades da conferência está previsto para o meio-dia.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS realiza Mostra Cultural

A Autarquia Municipal de Educação (AME) convida toda a comunidade para prestigiar a Mostra Cultural da Educação de Jovens e Adultos (EJA - fase I) “Valorizando diferentes linguagens, saberes e experiências de vida”, que será realizada amanhã (sábado - 06/12), das 13 às 18 horas, na Praça Rui Barbosa. Entre as atrações, estão programadas apresentações de coral e poesias, exposição de plantas medicinais, hortas e trabalhos artesanais confeccionados em sala por cerca de 250 alunos de 14 escolas municipais. Segundo a coordenadora pedagógica da EJA, professora Eliane Felício de Souza, a Educação de Jovens e Adultos procura utilizar os conhecimentos que os estudantes trazem de casa no processo de aprendizagem e a mostra visa valorizar os artesanatos produzidos por eles.Em 2014, a Autarquia de Educação intensificou seus esforços para a erradicação do analfabetismo no Município, por meio do lançamento da campanha “Apucarana Alfabetizada”, em parceria com as secretarias de Assistência Social e da Mulher e Assuntos da Família.

TORNEIO DE BASQUETE 3 X 3 acontece neste domingo defronte ao Sesc Apucarana
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer comunica que o Torneio de Basquete Streetball 3 x 3 acontece neste domingo (07/12) defronte ao Sesc Apucarana (Rua São Paulo, 150). As inscrições continuam abertas. As disputas vão acontecer nas categorias masculino (sub-14, sub-17, adulto – 18 a 35 anos - e veteranos) e feminino (sub-14, sub-17 e livre). A premiação será de troféus de medalhas e, durante o evento, haverá ainda o sorteio de minitabelas e bolas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que funciona junto ao Centro da Juventude, no Jardim Diamantina. Segundo o professor Edilson Marcondes (Ski), um dos organizadores da competição, o “3 x 3” é uma variante do basquetebol disputado em áreas externas. O jogo é disputado em espaço que tem metade da dimensão da quadra de basquetebol, tendo apenas um cesto. O evento conta ainda com o apoio da “Esportes Camisa 10” e “Dunik Sports”. Inscrições e mais informações pelo telefone 3424-0629 ou no celular 9951-4044 (Ski) ou Gisele 9645-7728.

PAPAI NOEL CHEGA domingo a Apucarana
A comissão organizadora das festividades natalinas de Apucarana avisa que neste domingo (07/12) será o dia da chegada do Papai Noel na cidade, acompanhado dos já tradicionais caminhões da Cola-Cola. O ponto alto do evento está previsto para as 20h30 quando o bom velhinho vai percorrer as ruas centrais da cidade e receber as chaves a cidade das mãos do prefeito Beto Preto (PT). Atividades culturais e artísticas natalinas na cidade neste ano vão se concentrar no platô da Praça Rui Barbosa, onde também vai chegar o Papai Noel. A programação do dia 7 terá início com apresentações artísticas a partir das 19h30 e o encerramento será marcado por um show de fogos de artifícios.

COMÉRCIO DE APUCARANA terá funcionamento especial neste mês
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) anuncia a abertura do comércio à noite a partir do dia 10, quando também começa a circular o trenzinho proporcionando passeios para as crianças. Com relação às feiras, uma reunião intermediada pela Prefeitura de Apucarana, na semana passada, definiu que tanto a Feira do Entardecer, quanto a Feira do Artesanato, irão funcionar das 10 às 22 horas em datas específicas neste mês de dezembro. Tradicionais pontos do comércio da gastronomia e de produtos do artesanato local na Praça Rui Barbosa, a primeira vai atender aos consumidores do dia 10 ao dia 13 e do dia 17 ao dia 21. Já os artesãos vão comercializar seus produtos, ininterruptamente, do dia 10 ao dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal.

CULTURA PREPAROU programação especial para o Natal
A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística desenvolve neste mês de dezembro a atividade “Palco de Natal 2014”. No período em que o comércio ficará aberto à noite, haverá uma série de eventos para entreter a população. De acordo com a professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da pasta, as apresentações serão itinerantes e vão acontecer diariamente em vários locais. A programação pode ser conferida no sitewww.apucarana.pr.gov.br. Ou pelo telefone 3423-2944.

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL vai até 12 de dezembro
A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana comunica que a campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo segue até o dia 12 de dezembro. Apucarana já ultrapassou 70% da meta de imunizar cerca de 17 mil crianças. As doses estão disponíveis em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina. O atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os pais ou outros responsáveis devem levar junto a carteira de vacinação. A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público alvo crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos. Já a de sarampo atende na faixa etária a partir de um ano até cinco anos incompletos. A dose da vacina contra pólio é oral (gotinhas) e a contra o sarampo (tríplice viral) é injetável. A meta no município é vacinar 10.123 crianças contra a paralisia infantil e 7.310 contra o sarampo.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário