segunda-feira, 24 de março de 2014

TERAPIA LARVAL - Autarquia de Saúde promove palestra

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove nesta sexta-feira (28/03), às 19h30, no polo da UAB, palestra sobre a “Terapia Larval”. O evento voltado aos profissionais de saúde visa desmitificar a terapia de tratamento de feridas com larvas de moscas para futura implantação nos atendimentos da rede pública de saúde do município. 

Pouco conhecido do Brasil, a terapia que será apresentada em Apucarana promete revolucionar o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Terapia larval é um tipo de bioterapia, que envolve a introdução intencional de larvas vivas desinfectadas em tecidos humanos ou animais feridos (como a pele) com a proposta de seletivamente limpar somente o tecido necrótico (morto) da ferida, melhorando a cura. Isso ocorre porque as larvas se alimentam somente do tecido necrótico. A palestra “Terapia Larval: Evitando Amputações e Salvando Vidas” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Há 38 anos lecionando e pesquisando em universidades federais, Carlos Brisola Marcondes possui graduação em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1973), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1997). 

Em seu currículo constam cerca de cem trabalhos científicos. É autor dos livros “Entomologia Médica e Veterinária”, “Doenças Transmitidas e Causadas por Artrópodes”; e “Terapia Larval: de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças”. Informações adicionais pelo e-mail: tatibalu@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário