segunda-feira, 24 de março de 2014

FEIRA DO ENTARDECER voltará normalmente quinta-feira

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio comunica que, em virtude das chuvas, a Feira do Entardecer foi suspensa na última quinta-feira (20/03). Entretanto, a Feira vai ocorrer normalmente nesta semana. Realizada na Praça Rui Barbosa todas as quintas-feiras, das 18 às 22 horas, cada edição reúne cerca de mil pessoas. A Feira do Entardecer conta com 22 barracas, oferecendo atrativos como comidas típicas, doces, flores e brinquedos para as crianças.


CRAS I PROMOVE atividade na Igreja Cristo Rei 
O Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS I), em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, realiza nesta sexta-feira (28/03), das 13 às 17 horas, no salão paroquial da Igreja Cristo Rei (Jardim Diamantina), evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião haverá orientações sobre programas sociais, benefícios sociais e demais encaminhamentos, atividades físicas e recreativas, exposição e oficinas de artesanato, e tratamentos de beleza (escova; esmaltação; design de sobrancelha; hidratação facial, entre outros). Participe. As informações são da coordenadora do CRAS I, Susana Gonçalves.

TERAPIA LARVAL - Autarquia de Saúde promove palestra
A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove nesta sexta-feira (28/03), às 19h30, no polo da UAB, palestra sobre a “Terapia Larval”. O evento voltado aos profissionais de saúde visa desmitificar a terapia de tratamento de feridas com larvas de moscas para futura implantação nos atendimentos da rede pública de saúde do município. Pouco conhecido do Brasil, a terapia que será apresentada em Apucarana promete revolucionar o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Terapia larval é um tipo de bioterapia, que envolve a introdução intencional de larvas vivas desinfectadas em tecidos humanos ou animais feridos (como a pele) com a proposta de seletivamente limpar somente o tecido necrótico (morto) da ferida, melhorando a cura. Isso ocorre porque as larvas se alimentam somente do tecido necrótico. A palestra “Terapia Larval: Evitando Amputações e Salvando Vidas” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há 38 anos lecionando e pesquisando em universidades federais, Carlos Brisola Marcondes possui graduação em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1973), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1997). Em seu currículo constam cerca de cem trabalhos científicos. É autor dos livros “Entomologia Médica e Veterinária”, “Doenças Transmitidas e Causadas por Artrópodes”; e “Terapia Larval: de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças”. Informações adicionais pelo e-mail: tatibalu@hotmail.com

CRAS II REALIZA AÇÃO COMUNITÁRIA no Jardim Colonial
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social CRAS II – Vila Nova, convida toda a comunidade da região do Jardim Colonial para participar neste sábado (29/03), das 13 às 17 horas, Ação Comunitária. O evento, em comemoração ao Mês da Mulher tem como tema “Respeitando e valorizando cada dia mais as mulheres”, e será realizado nas dependências da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami. A ação irá disponibilizar alguns serviços como Saúde, Assistência Social, Senai, Senac, Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, Copel, Colméia Projetos Sociais, atividades de interação e cultura. As informações são da coordenadora do CRAS II, Vandressa Rodrigues Costa. Mais informações pelo telefone 3424-8348.

UBS DO TRABALHISTA promove evento do mês da Mulher
Neste sábado (29/03), das 8 às 16 horas, a UBS Ana Maria Pepato, do Jardim Trabalhista, realiza uma série de atividades para celebrar o “Mês da Mulher”. Estão previstas palestras com o pessoal da Assistência Social, que vai abordar como ter acesso aos programas Bolsa Família, Leite das Crianças. Minha Casa Minha Vida e Luz Fraterna. Também haverá o Circuito da Saúde com aferição da pressão arterial, testes HGT, IMC e Rua de Recreio. Coleta de preventivo e exame da mama com a enfermeira Cláudia Miras, palestra Saúde da Mulher com Dr. Gilberto Brandina, palestra Direito da mulher com a Dra. Elza Valim, atividades com o educador Físico Leandro Nery, com a nutricionista Paula Zaninetti, com a fisioterapeuta Andreia Beatriz Pereira, atendimento odontológico com Dra. Nádia Hizuru e tratamento de beleza gratuito com corte de cabelo, esmaltação, pedicure, designer de sobrancelha, argilo terapia e muito mais. A ação contará ainda com Feira da Mulher (exposição dos produtos da oficina da mulher da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família), palestra e dinâmica de grupos com psicóloga e Oficina de Artesanato.

CURSO SOBRE “PROBLEMAS DO USO DE DROGAS” vai capacitar conselheiros e lideranças
O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) comunica que estão abertas as inscrições, até o dia 15 de abril, para a sexta edição do “Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”. A carga horário do curso, de modalidade a distância, é de 120 horas, e a duração, de quatro meses. O curso é gratuito e serão disponibilizadas 40 mil vagas para candidatos distribuídos em todo território nacional. O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuarem na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas. O público-alvo são conselheiros atuantes nos diversos conselhos, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país. Este ano, novo material didático será disponibilizado. “O curso será acessível em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) e é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) com realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, esclarece Márcia. Mais informações podem ser encontradas no site www.nute.ufsc.br/conselheiros6 ou pelo telefone 3425-1511.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana
A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Ao longo do mês, com envolvimento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais. Programação completa no site www.apucarana.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário