quinta-feira, 31 de março de 2016

Livro sobre a história de Apucarana é vendido a preço popular

Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura, a Editora Identidade Cultural disponibilizou essa semana, nos pontos de venda, um lote de 300 exemplares da obra “Apucarana: uma história de sucesso no Norte do Paraná” a preço popular. O livro pode ser adquirido por professores e trabalhadores do comércio, da indústria, da agricultura e do setor de serviços ao custo de R$ 50,00.

De acordo com o gestor da obra, Rogério Carnasciali, a medida atende às orientações do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PRONAC). “O artigo oitavo da lei nº 12.761/2012 determina que 20% da nossa tiragem seja vendida a um valor que não ultrapasse o teto do vale-cultura, uma vez que nós contamos com recursos provenientes do Ministério da Cultura para a execução do projeto,” explica.

A Livraria Nerimar, a Loja Eclesiástica, os Postos V. Brambilla, a Revistaria Cidade Alta, a Banca do Horácio, Banca Tio Patinhas, Banca Pinheiro e Banca São José são alguns dos lugares onde o livro pode ser encontrado em Apucarana. “Para adquiri-lo ao preço promocional, basta que o consumidor apresente um documento comprovando sua condição de trabalhador.” afirmou.

A obra “Apucarana: uma história de sucesso no Norte do Paraná” foi lançada em novembro do ano passado com a pretensão de se tornar parte do acervo das famílias e um portfólio para a cidade.

Sua produção envolveu profissionais das mais diversas áreas. Além do idealizador Rogério Carnasciali, os jornalistas Francisco Soares Dias Sobrinho, Vanderlei de Souza, Maria Estela Zanchin e Mônica Patrícia Costa, os professores Dilson José Muniz Pontes e Rosa Celeste Michelan, o geólogo Cláudio Augusto Correa Nême, a turismóloga Dorotéa Tchopko, o fotógrafo Irmo Celso Vidor e o designer gráfico Rodolpho Fernando Britice Valério também participaram da pesquisa e realização do projeto.  

Algumas curiosidades citadas ao longo da publicação vêm despertando especial interesse por parte dos leitores.  “Como o fato de desmistificarmos a crença popular de que nossa cidade é abastecida pelo Aquífero Guarani. Na verdade os nossos recursos hídricos são provenientes de outra unidade, denominada de Aquífero Serra Geral,” exemplifica.

Outra passagem intrigante do livro, citada por Rogério, diz respeito à colonização do Norte do Paraná. “A maioria de nós tende a acreditar que os primeiros europeus a pisarem nessa região foram os portugueses. Mas pelo Tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, apenas uma pequena porção do litoral paranaense pertencia aos lusitanos, enquanto que o restante do estado era propriedade espanhola.”

Atendendo ainda ao PRONAC, a Editora Identidade Cultural também vai distribuir gratuitamente, nos próximos dias, mais 150 exemplares do livro “Apucarana: uma história de sucesso no Norte do Paraná”. Eles serão destinados às bibliotecas, escolas municipais, colégios estaduais e organizações não governamentais (ONGs) da cidade. 
+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário